Kojak é umasérie de televisão americana de ação e drama policial estrelada por Telly Savalas como o personagem-título, o tenente- detetive Theophilus “Theo” Kojak, do Departamento de Polícia de Nova York . A série foi exibida na CBS de 1973 a 1978, no mesmo horário da popularsérie da Cannon .
Em 1999, o TV Guide classificou Theo Kojak em 18º lugar na lista dos 50 Maiores Personagens da TV de Todos os Tempos. [ 1 ]
Produção
O show foi criado por Abby Mann , um escritor de cinema vencedor do Oscar , mais conhecido por seu trabalho em antologias dramáticas como Robert Montgomery Presents e Playhouse 90. A Universal Television o contatou para fazer uma história baseada nos assassinatos de Wylie-Hoffert de 1963 , o estupro brutal e assassinato de duas jovens profissionais em Manhattan .
Devido ao trabalho policial precário e corrupto e à atitude despreocupada prevalecente em relação aos direitos civis dos suspeitos , os crimes no caso Wylie-Hoffert foram atribuídos a um jovem afro-americano , George Whitmore Jr., que havia sido preso sob uma acusação separada de agressão. Após obter uma confissão ilegal , a polícia praticamente condenou o suspeito até que uma segunda investigação por uma equipe diferente de detetives o exonerou e identificou o verdadeiro assassino, Richard Robles, que foi condenado em 1965 e sentenciado à prisão perpétua .
Mann desenvolveu o projeto como um procedimento policial corajoso , mas com um subtexto focado no preconceito institucionalizado e nos direitos civis de suspeitos e testemunhas. O resultado foi um filme feito para a TV em 1973 , The Marcus-Nelson Murders . Os títulos de abertura e encerramento do filme enfatizaram o ponto de que era um relato fictício dos eventos que levaram à criação dos direitos Miranda pela Suprema Corte dos EUA em 1966. O livro de Selwyn Raab, Justice in the Back Room, forneceu a Mann parte de sua inspiração para a história de The Marcus-Nelson Murders , e a série posteriormente incluiu uma referência nos créditos de ter sido “sugerida por um livro de Selwyn Raab”. [ 2 ]
Savalas estrelou em The Marcus-Nelson Murders como um detetive policial cujo sobrenome era escrito “Kojack”. O filme serviu como piloto para a série de televisão Kojak . O próprio Kojak era um personagem composto , baseado em vários detetives, advogados e repórteres que estiveram envolvidos no caso do assassinato de Wylie-Hoffert. [ 3 ]
Esta seção precisa de citações adicionais para verificação . Ajude a melhorar este artigo adicionando citações de fontes confiáveis nesta seção. Materiais sem fonte podem ser contestados e removidos. ( Dezembro de 2017 ) ( Saiba como e quando remover esta mensagem ) |
A série se passa no Décimo Primeiro Distrito do Departamento de Polícia da Cidade de Nova York (o prédio mostrado era na verdade o Nono Distrito ), [ 4 ] Manhattan South Patrol Borough . [ 5 ] A série também foi filmada na cidade de Nova York.
O show girava em torno dos esforços do durão e incorruptível Tenente Theophilus (“Theo”) Kojak ( Telly Savalas ), um policial careca e elegante da cidade de Nova York , que gostava de Dum-Dums e de usar os bordões “Quem te ama, baby?”, [ 6 ] “Pare de reclamar” e “Cootchie-coo!”. Kojak era teimoso e tenaz em sua investigação de crimes – e também exibia uma sagacidade sombria e cínica, juntamente com uma tendência a quebrar as regras se isso levasse um criminoso à justiça.
No contexto do roteiro, o humor de Kojak era visto como típico de sala de esquadrão, que foi retomado mais tarde no drama de TV Hill Street Blues . Savalas descreveu Kojak como um “personagem basicamente honesto, durão, mas com sentimentos – o tipo de cara que poderia chutar uma prostituta no rabo se precisasse, mas eles se entenderiam porque talvez tivessem crescido no mesmo tipo de quarteirão”. [ 7 ] A herança greco-americana de Kojak , compartilhada pelo ator Savalas, foi apresentada com destaque na série.

Nos primeiros episódios da série, ele é frequentemente visto fumando cigarros. Após o Relatório do Cirurgião-Geral de 1964 sobre o tabagismo , os comerciais de cigarro foram banidos da televisão americana em 1971, e a conscientização pública sobre os perigos do tabagismo aumentou drasticamente durante a década de 1970. Para reduzir seu próprio hábito, Kojak começou a usar pirulitos como substituto. O pirulito fez sua estreia no episódio “Dark Sunday” da 1ª temporada, transmitido em 12 de dezembro de 1973; Kojak acende um cigarro ao começar a interrogar uma testemunha, mas pensa melhor e coloca um pirulito (especificamente, um Tootsie Pop ) na boca. Mais tarde no episódio, o personagem de Kevin Dobson, Crocker, pergunta sobre o pirulito e Kojak responde: “Estou procurando fechar a lacuna geracional”. Embora Kojak continuasse a fumar, como era frequentemente visto acendendo um cigarrilho , o pirulito acabou se tornando sua característica de identificação; na verdade, quando a série estreou uma nova montagem de abertura na quinta temporada, Kojak é visto acendendo um cigarrilho e colocando um pirulito na boca.
Seu supervisor de longa data era o Capitão Frank McNeil ( Dan Frazer ), um homem que nunca parecia saber o que estava acontecendo. Mais tarde na série, McNeil foi promovido a Chefe de Detetives em Manhattan . Kojak é o comandante do esquadrão de detetives da Delegacia Sul de Manhattan. Seu esquadrão inclui um de seus funcionários favoritos, o jovem policial à paisana , Det. Bobby Crocker ( Kevin Dobson ). O detetive Stavros, interpretado pelo irmão de Telly na vida real, George Savalas , usou o nome ” Demosthenes ” como seu crédito na tela durante as duas primeiras temporadas. George Savalas, sob seu nome real, também recebeu um crédito de Associado de Produção durante a primeira temporada e um crédito de Assistente de Produção na segunda temporada. O detetive Saperstein (Mark Russell) e o detetive Rizzo (Vince Conti) deram apoio a Kojak. Roger Robinson apareceu em 12 episódios como o detetive Gil Weaver.
Embora a série se concentrasse principalmente no trabalho policial de Kojak, ocasionalmente se desviava para outras áreas da vida do personagem, como o episódio “Knockover” da primeira temporada, que incluía uma subtrama envolvendo Kojak em um romance com uma policial (muito mais jovem). Em 1976, o escritor de romances policiais Joe Gores recebeu um Prêmio Edgar da Mystery Writers of America de Melhor Episódio em Série de TV pelo episódio “No Immunity for Murder” da terceira temporada (exibido pela primeira vez em 23 de novembro de 1975).
A série foi cancelada após cinco temporadas em 1978, devido à queda na audiência. Reprises de Kojak fizeram sucesso em canais de distribuição e na TV Land .
Filmes de TV
[ editar ]
Anos após o fim da série, Savalas reprisou o papel em dois filmes de TV da CBS , Kojak: The Belarus File (1985) (uma adaptação do livro de John Loftus The Belarus Secret ) e Kojak: The Price of Justice (1987) (baseado no romance The Investigation, de Dorothy Uhnak ). Kojak não é um personagem em nenhum dos livros. Dan Frazer, George Savalas, Mark Russell e Vince Conti fizeram suas últimas aparições em The Belarus File .
Em 1989, a ABC reviveu a série com cinco telefilmes adicionais. Nesses filmes, o agora Inspetor Kojak liderou a Divisão de Crimes Graves da Polícia de Nova York. Andre Braugher foi escalado como Winston Blake, um jovem detetive designado para o comando de Kojak. Kevin Dobson retornou para o quarto filme, “It’s Always Something” .
Telly Savalas e Dan Frazer são os únicos membros do elenco a aparecer em todos os episódios da série original. Kevin Dobson apareceu em todos os episódios, exceto dois, enquanto George Savalas apareceu em todos, exceto três.
Personagens
[ editar ]
- Telly Savalas como Tenente Theophilus “Theo” Kojak
- Dan Frazer como Capitão Francis “Frank” McNeil, chefe de Kojak
- Kevin Dobson como Detetive Robert “Bobby” Crocker
- George Savalas (creditado como Demóstenes nas temporadas 1–2) como Detetive Demóstenes “Curly” Stavros
- Mark Russell como Detetive Mark Saperstein
- Vince Conti como Detetive Gino Rizzo
- Roger Robinson como Detetive Gil Weaver
Música
[ editar ]
Dois temas principais de título foram usados para o show. O primeiro tema de Kojak , um pouco mais conhecido , em dois arranjos distintos, é o trabalho de Billy Goldenberg , que compôs a trilha sonora dos dois primeiros episódios da série (Goldenberg também compôs a trilha sonora do filme piloto da série). O primeiro desses dois arranjos foi usado para os episódios 1 a 27. O segundo desses dois arranjos foi usado para os episódios 28 a 96. Kim Richmond compôs a trilha sonora do terceiro episódio da série. John Cacavas compôs o segundo tema principal de título usado para a quinta e última temporada do show. Além disso, Cacavas compôs a trilha sonora começando com o quarto episódio da série e continuou ao longo do restante da série.
O primeiro tema de Kojak de Goldenberg tinha letra escrita por Bill Dyer. A música, intitulada We’ll Make It This Time (Tema de Kojak ), foi interpretada por Sammy Davis Jr. em seu álbum de 1976, The Song and Dance Man .
Carros
[ editar ]
Kojak dirigia um carro de polícia sem identificação. Um carro de detetive da polícia Buick Century de 1973 [ 8 ] com calotas completas e um sedã Buick Century 455 de 1974 com calotas pequenas foram usados. Ambos os carros eram marrom escuro (GM Nutmeg Poly). A grade de 1973 (seção acima do para-choque) tem três barras horizontais, enquanto a de 1974 tem cinco barras horizontais. [ 9 ] Um sedã Century azul de 1974 também foi apresentado. Mais tarde na série, o Century marrom foi substituído por um modelo de cor cobre de 1975. [ 9 ] A placa laranja de Nova York com letras em azul escuro no carro de detetive da polícia marrom era 383-JDZ.
Episódios
[ editar ]Artigo principal:
Kojak foi ao ar por cinco temporadas na CBS , de 1973 a 1978, com um total de 118 episódios. No Reino Unido, a série estreou em 24 de agosto de 1974 na BBC1 . Em 1985, sete anos após o término da série, Telly Savalas retornou para interpretar Kojak em sete filmes de TV, começando com Kojak: The Belarus File . Os dois primeiros foram ao ar pela CBS e os cinco últimos foram ao ar na ABC como parte do bloco temático ABC Saturday Mystery Movie . Seu personagem foi promovido ao posto de capitão e, posteriormente, inspetor. Andre Braugher coestrelou como o detetive Winston Blake e, para um filme de TV, Kojak: It’s Always Something , Kevin Dobson retornou como Bobby Crocker, agora um promotor público assistente. As estrelas convidadas nesses filmes de TV incluíram Angie Dickinson , Marcia Gay Harden , Max von Sydow , Jerry Orbach e Suzanne Pleshette .
Histórico de transmissão e classificações da Nielsen
[ editar ]
Temporada | Intervalo de tempo (ET) | Classificação | Classificação [ 10 ] |
---|---|---|---|
1973–74 | Quarta-feira às 22:00 | 7 | 23.3 (Empatado com The Sonny & Cher Comedy Hour ) |
1974–75 | Domingo às 20h30 | 14 | 23.3 |
1975–76 | Domingo às 21:00 | 20 | 21,8 |
1976–77 | Domingo às 21:00 (1976) Terça-feira às 22:00 (1977) | 63 [ 11 ] | 17.1 [ 11 ] |
1977–78 | Domingo às 22h (2 de outubro a 4 de dezembro de 1977) Sábado às 22h (10 de dezembro de 1977 a 18 de março de 1978) | 87 [ 12 ] | 14.3 [ 12 ] |
Refazer
[ editar ]Artigo principal:
Em março de 2005, uma nova série de Kojak estreou no canal a cabo USA Network e na ITV4 no Reino Unido. Nesta versão reimaginada, o ator afro-americano Ving Rhames interpreta o personagem. A série durou apenas uma temporada.
Em outras mídias
[ editar ]
Livros
[ editar ]
Houve uma série de novelizações escritas por Victor B. Miller . [ citação necessária ]
- Kojak #1: Cerco . Nova York: Pocket Books, 1974
- Kojak #2: Réquiem para um Policial . Nova York: Pocket Books, 1974
- Kojak #3: Garota no Rio . Nova York: Pocket Books, 1975
- Kojak #4: Terapia em Dinamite . Nova York: Pocket Books, 1975
- Kojak #5: A morte não é uma nota de aprovação . Nova York: Pocket Books, 1975
- Kojak #6: Um Jogo Muito Mortal . Nova York: Pocket Books, 1975
- Kojak #7: Take-Over . Nova York: Pocket Books, 1975
- Kojak #8: Negócio de armas . Nova York: Pocket Books, 1975
- Kojak #9: A Troca . Nova Iorque: Pocket Books, 1975.
Vários títulos foram reimpressos na série Pocket Books para o mercado britânico pela Star Books e um título, Marked for Murder , publicado em 1976, que não estava na série numerada americana. Além disso, reimpressões com uma capa diferente para Requiem for a Cop e Girl in the River foram publicadas em 1975. [ 13 ]
Outro livro foi publicado pela Berkley Medallion Books em 1976. O autor era Thom Racina e o título era Kojak em São Francisco , com o slogan “A história que não poderia ser mostrada na TV”. [ citação necessária ]
Houve três anuários para Kojak publicados em 1977 (62 páginas; Stafford Pemberton Publishing), 1978 e 1979. [ 14 ]
Dramas de áudio
[ editar ]
Apesar do programa ser aparentemente produzido para um público adulto, a Peter Pan Records produziu um álbum de dramas de áudio baseado na série, voltado para crianças. [ 15 ] Este álbum de 12″ tem um registro de áudio e um livro de histórias lançado em 1977.
Filme
[ editar ]
O roteiro original de David e Leslie Newman para Superman: O Filme apresentava uma participação especial de Savalas como Kojak, com Superman confundindo-o com Lex Luthor e acidentalmente o capturando. Esta cena foi retirada do filme depois que Richard Donner e Tom Mankiewicz se envolveram e mudaram o tom do filme para um menos exagerado e mais sério. [ 16 ]
A Universal Pictures está planejando fazer uma versão cinematográfica de Kojak, com Neal Purvis e Robert Wade para escrever o roteiro do filme. Vin Diesel [ 17 ] estrelará como Kojak e produzirá o filme com Samantha Vincent. [ 18 ] Philip Gawthorne foi contratado para construir um novo rascunho para o filme. [ 19 ]
Em 19 de junho de 2015, foi noticiado na mídia que o dramaturgo Philip Gawthorne está a bordo para o novo filme de Kojak, que está sendo escrito para a Universal. Kojak está sendo produzido pela One Race Films, da Diesel, com sede na Universal, e com Scott Stuber e Dylan Clark. Neal Purvis e Robert Wade, a equipe de roteiristas por trás dos filmes de James Bond, incluindo O Mundo Não É o Bastante e Operação Skyfall , juntaram-se ao projeto em 2012 para escrever um rascunho anterior. [ 20 ]
Mídia doméstica
[ editar ]
A Universal Studios lançou a primeira temporada de Kojak em DVD nas Regiões 1, 2 e 4 em 2005-2006. Devido às baixas vendas, nenhuma temporada posterior foi lançada.
Em 14 de fevereiro de 2017, a Universal Studios relançou a 1ª temporada em DVD na Região 1. [ 21 ]
Em 25 de maio de 2011, foi anunciado que a Shout! Factory havia adquirido os direitos de DVD da Região 1 da série. [ 22 ] Posteriormente, eles lançaram as 4 temporadas restantes em DVD, bem como uma coleção completa de filmes. [ 23 ]
Na Região 2, a Mediumrare Entertainment lançou a série completa em DVD no Reino Unido.
Na Região 4, a Shock Entertainment lançou as temporadas 2 a 5 em DVD na Austrália. [ 24 ]
Produto | Episódios | Data de lançamento do DVD | Data de lançamento do Blu-ray | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Estados Unidos ( R1 ) | Reino Unido ( R2 ) | Austrália ( R4 ) | ||||
Temporada 1 | 22 | 22 de março de 2005 | 18 de julho de 2005 | 13 de julho de 2005 | — | |
2ª Temporada | 25 | 27 de setembro de 2011 | 26 de abril de 2010 | — | — | |
Temporada 3 | 24 | 20 de março de 2012 | 26 de abril de 2010 | — | — | |
Temporada 4 | 25 | 1 de maio de 2012 | 29 de agosto de 2011 | — | — | |
Temporada 5 | 22 | 11 de setembro de 2012 [ 25 ] | 29 de agosto de 2011 | — | — | |
A coleção completa de filmes | 8 | 24 de janeiro de 2012 | — | — | — | |
A série completa | 125 | — | 17 de novembro de 2014 | — | — |
Mercadoria
[ editar ]
Em 1976, a Vanity Fair produziu os Kojak Walkie Talkies, projetados para serem alimentados por bateria, com transceptores de estado sólido de 4 transistores. O conjunto de walkie talkies de duas peças atende a todos os padrões da FCC. As unidades eram capazes de desconectar o microfone do fone e havia um guia de teclas de código Morse nos dispositivos. Possuíam uma antena telescópica e um controle de volume. Esses dispositivos eram pretos, em oposição ao brinquedo azul chamado Kojak Walkie Talkie.
Lançado em 1977, um acessório de bateria para bicicletas e triciclos foi produzido como sirene. Foi fabricado em Hong Kong como modelo 1300 e com um cabo de partida de segurança de 14 polegadas. A embalagem indicava: “Esta sirene está de acordo com ou atende às especificações das seções 670 e 27002 do código de veículos da Califórnia.” [ 26 ]
Em 1978, a Universal Security Instruments, Inc., de Owings Mills, Maryland, lançou um sistema completo de alarme contra roubo Kojak , “para proteção onde é importante”. A embalagem tinha o Kojak com um pirulito na frente e atrás, e incluía instruções de instalação . O sistema possuía um circuito elétrico de proteção para janelas e portas. Arrombamento e corte de fios acionariam o alarme. O dispositivo funcionava com uma bateria de 12 volts e incluía uma campainha “B” extra alta, gabinete resistente às intempéries com circuito integrado à prova de violação, 38 metros de fio duplo, seis conjuntos de interruptores magnéticos, duas chaves, botão de pânico, controle interno “LIGA-DESLIGA” e adesivos de advertência. Os recursos incluíam temporizador integrado para desligar a sirene em cinco minutos e luz indicadora de LED para indicar se o alarme havia sido acionado. Este sistema de alarme foi considerado de perímetro com fio como o de menor custo, US$ 50. [ 27 ]
Em 2022, existem sites de venda de luzes e estrobos para veículos. Um modelo da Grote é o “BEACN KOJAK TEAR DROP 12V RED”, modelo nº 76032, que consiste em um plugue e cabo de acendedor de cigarros de 12 volts conectados a uma luz estroboscópica com base magnética. O modelo âmbar, modelo nº 76033, possui a mesma lente em formato de lágrima que emite 80 flashes por minuto em um farol rotativo. Ambos os itens atendem aos padrões SAE J845 Classe I.
Brinquedos
[ editar ]
década de 1970
[
Havia mini cards colecionáveis com chiclete incluídos em pacotes feitos na Holanda e importados exclusivamente pela Lemberger Food Co. Inc. em Palisades Park, Nova Jersey. Um pacote com 8 cards e 1 chiclete era vendido como parte da coleção por 10 centavos. A embalagem da mercadoria tinha direitos autorais da Universal Television, Divisão da Universal City Studios INC. Esta coleção Monty Gum é um conjunto de mini cards colecionáveis no tamanho 4,7 cm por 6,5 cm com 72 imagens coloridas da série na frente e um quebra-cabeça no verso. Outro conjunto tinha 100 imagens da série com bordas serrilhadas para organizar o quebra-cabeça; no verso, havia um Kojak monocromático com um pirulito e um número de carta. Além disso, na coleção Monty Gum, havia um baralho de 56 cartas com Kojak monocromático duplo na imagem do telefone na frente. É assim que se determinam as diferenças entre os três conjuntos de cards com Kojak (no telefone ou com pirulito) ou nenhum. O tamanho das cartas de baralho era de aproximadamente 5 cm x 7,5 cm. As cartas tinham imagens diferentes, com quatro Kojaks como carta curinga (sem óculos de sol, óculos de sol, pirulito, sem óculos de sol e sem pirulito) e foram feitas para o mercado externo, com K, DQV e JB como cartas de figuras.
Além disso, Milton Bradley fabricou um jogo de tabuleiro Kojak , chamado The Stake Out Detective. Outra empresa, a Arrow Games, Ltd., também fabricou um design de jogo de tabuleiro diferente naquele ano, chamando-o de Kojak Detective Game. [ 28 ] Este design de jogo de tabuleiro idêntico tinha uma versão francesa da MB Jeux chamada “Enigmes Policieieres” e uma versão combinada de jogo de tabuleiro em inglês/francês da Somerville Industries Lt (de London, Ontário, Canadá) chamada “Jeu de Détective” (“Jogo de Detetive”).
Dado que a série de TV Kojak já estava sendo exibida no Reino Unido, a Mettoy Toy Co. Ltd. de Northampton, Reino Unido, apresentou a Corgi Toys (modelo nº 690), o Buick Kojak como uma réplica em escala 1:36 do carro Century 74 e o indicou como um Regal 74. [ 29 ] Este carrinho de brinquedo inclui um “Kojak” azul em pé, careca, e figuras “Crocker” móveis no banco de trás em posições de tiro de arma de fogo. Outra versão era um “Kojak” preto em pé, chapéu preto, com “Crocker” sem nenhuma diferença na aparência. O veículo tinha as duas portas dianteiras que se abriam, um “som de tiro” ao girar a roda do para-choque traseiro e um farol vermelho destacável no teto. A embalagem foi projetada para os mercados britânico, francês e alemão e incluía um distintivo de polícia autoadesivo de tenente do Departamento de Polícia de Nova York.
Além disso, a Excel Toys fabricou em Hong Kong uma figura de ação de 8 polegadas de Kojak com todos os acessórios, incluindo óculos, pirulitos, charuto, coldre, revólver policial e chapéu. Uma figura de ação era o terno azul (item nº 550) e a outra era o terno listrado. A empresa tinha o item nº 574, como um kit de acessórios de mão do Conjunto de Emergência Policial para as figuras de ação que incluía uma corneta de touro, algemas, walkie-talkie, sobretudo com cinto, capacete e arma de choque. As figuras de ação seriam completadas com um conjunto de jogos de fundo da Sede com uma mesa de cartas dobrável, escrivaninhas com cadeira, armários de arquivo, cabideiro e figura de ação do bandido. [ 30 ]
Tomy apresentou um Walkie Talkie Kojak do Vale do Chade . Um dispositivo alimentado por bateria que registrava seis frases em Kojak ao pressionar o botão. O dispositivo era azul com uma antena de metal que podia ser levantada e abaixada, mas não transmitia nem recebia. O dispositivo tinha um clipe para prender no cinto ou na cintura de shorts/calças. A marca registrada era MCA Universal City Studies, Inc.
A Chad Valley Company Ltd. também tinha o Kojak Target Game, com uma arma de plástico, alvo desmontável, clipe de cinto com dardos de segurança especiais e pés de alvo. Mais dardos extras podiam ser encomendados, em conjuntos de 10 dardos em 2 clipes de cinto, da fábrica de Birmingham, Inglaterra.
A Mettoy Toy Co. Ltd., em Northampton, Reino Unido, lançou o Corgi Junior (nº 68), Kojak Buick, sedã na cor cobre, com apenas o farol vermelho fixo no teto, sem figuras de personagens nem portas dianteiras que abriam. A embalagem era uma marca registrada e licenciada pela Universal Studies, Inc. Além disso, havia o Corgi Junior (nº 2527), Kojak New York Police, que incluía o sedã Buick na cor cobre e um helicóptero azul da Polícia da Cidade de Nova York. A escala era 1:55 para as réplicas do Corgi Junior.
A Continental Plastics Corp., de Hollis, Nova York, tinha um item fabricado em Hong Kong, sob o número 9116-5. Era conhecido como Harmony, assim como a luneta Kojak Detective, que tinha “9 maneiras de usar”. Era um único item de plástico composto por microscópio, lupa, espelho plano, telescópio, acendedor de fogo, binóculos, relógio solar, bússola, mensagens codificadas e óculos de leitura. A embalagem era uma marca registrada e licenciada pela Universal Studies, Inc. e tinha uma etiqueta de preço de US$ 1,00 mais impostos.
A Continental Plastics Corp. fabricou outro item de Hong Kong, o nº 9. Era conhecido como Harmony, assim como o Kojak Walkie Talkie, que tinha um distintivo, identificação e apito. Além disso, a embalagem era uma marca registrada e licenciada com um adesivo de preço de US$ 1,00 mais impostos. Este brinquedo de plástico não estava em operação como outros modelos disponíveis.
Além disso, a Lone Star Products Ltd. produziu uma pistola Kojak com espoleta repetidora de metal fundido, com o número de catálogo 1180.
A Continental Plastics Corp. fabricou outro item de Hong Kong sob o número 9128-9. Era da marca Harmony, da Patrulha do Porto de Kojak , e incluía helicóptero, barcos de resgate e carteira de identidade. A embalagem era uma marca registrada e licenciada pela Universal Studies, Inc. e tinha um adesivo de 0,79 centavos mais impostos. O item parecia ter sido montado a partir de outra série, segundo as opiniões dos consumidores. [ 31 ]
Além disso, a Ideal Toy Company , de Hollis, Nova York, produziu o Pocket Flix como um visualizador de filmes motorizado portátil operado por bateria com um clipe de fita cassete Kojak Snap on Movie da série vendido separadamente.
Outra carta colecionável apareceu no conjunto sueco Samlarsaker (colecionáveis) de cartas colecionáveis não esportivas de estrelas pop suecas, apresentando Kojak como carta 702.
Brinquedos posteriores
[ editar ]
A Corgi relançou o Kojak Buick Regal sob a marca Corgi Classics (nº 57403). Este não tinha farol, nem som, nem “Crocker” no banco traseiro. Uma figura Kojak em pé estava em posição de tiro; “pintada à mão e fundida em metal branco em vez de plástico, usando o conhecido molde para chapéu fedora e casaco”. [ 29 ]
Este mesmo modelo da Corgi Classics foi reembalado uma última vez (#CC00501) como o mesmo Buick, com uma pequena figura de cartão de Kojak.
Décadas depois, um fabricante colocou a placa do carro Kojak , “383 JDZ”, em uma “etiqueta de placas de carros de filmes de TV em escala 1/24 e 1/25” para ser usada em modelos de carros.
Outro fabricante de brinquedos, a Goldvarg Collection , criou uma escala 1:43 do carro Kojak descrito como “1974 Buick Century cor Nutmeg Poly”. [ 32 ]
Há um fabricante personalizado que cria uma “cabeça de boneco de ação Telly Savalas Kojack [sic] personalizada em escala 1/6” para ser colocada em corpos de bonecos de ação de 12 polegadas.
Em um site de vendas na internet, os novos distintivos policiais Kojak e Crocker são feitos de identidades impressas em plástico PVC CR80 do tamanho de um cartão de crédito – 85,6 mm × 54 mm (3,37 pol × 2,13 pol) como acessórios de filmes com imagens do Tenente Theo Kojak – Telly Savalas ou do Detetive Bobby Crocker – Kevin Dobson.
Existe um pequeno farol de plástico vermelho ou azul que pode ser usado em veículos de emergência. Ele tem a descrição de “modelo em escala 1:25 de resina Federal Fireball Beacon, luz vermelha da polícia Kojak” ou “modelo em escala 1:25 de resina Federal Fireball Beacon, luz azul da polícia Kojak”. Também pode ser usado em veículos em escala 1:24. O item pode ser pintado em esmalte, acrílico ou laca. O fabricante, Three Inches Under, lançou este item em 2014 como parte do BEAKOJB.